quarta-feira, junho 04, 2008

Se não vai Maomé à montanha...

Toda a minha vida persegui montanhas... Saltei de uma para outra, que explorei e saltei de novo para outra.
Até que me fartei da vida nómada e decidi parar...
Fiquei-me pelos vales... a ver as montanhas lá ao longe... a sonhar sem vontade de arriscar...
Até um belo dia em que uma montanha maior que todas as outras se atravessou no meu horizonte...
A curiosidade natural em mim me arrastou, e fui-me aproximando para melhor a observar...
Cheia de mistérios, colinas e vales depressa me encantou!
A minha natureza alpinista venceu e lanço-me em mais uma jornada sem sequer olhar para trás...
Ohh sabe tão bem o ar puro da montanha, deleito-me com sua frescura!
Tudo é novidade, tudo é caricia! Aprecio sol e chuva, aragem e intempérie...
Alegro-me tanto correndo atrás de uma borboleta, como fugindo à frente de um bode selvagem...
Admiro todas as suas particularidades, todas as suas protuberâncias, todas as suas arvores, todos os seus penhascos.
À noitinha contemplo longamente as estrelas num céu cristalino, antes de adormecer com um sorriso radiante numa qualquer clareira acolhedora.
Encho-me de felicidade ao acordar e ao dar-me conta de que não foi tudo um sonho... de que a montanha ainda ali está... que ainda é só minha.
Dias e meses se passam... e eu continuo naquele estado de êxtase, em que anseio descobrir mais e mais...
Até que chega o dia em que chega uma nuvem mais negra... Resguardo-me numa gruta...
E ao ver a chuva cair pesadamente, penso no quanto gosto daquela montanha... e no quanto me custa estar fechado naquela gruta, longe da montanha...
O meu olhar vagueia pelo vale que antes habitava, e dou-me conta do sossego que foi a minha vida...
Sem amores nem paixões, vivi calmamente sem preocupações...
De facto, começo a gostar demasiado desta montanha... Não mais quero viver apartado dela!!!
Quero acordar para ela, viver junto a ela, adormecer à sua cabeceira.

E é ai meus amigos... que começam as duvidas...
Vivi toda a minha vida longe desta montanha, sem nunca lhe sentir a falta.
Porque não consigo virar costas agora mesmo e abandonar a montanha?
Que é este efeito poderoso que têm sobre mim? Que me apanha os sentidos e distorce a razão...
Se há coisa que sempre amei na minha vida foi a liberdade... que neste momento sinto a escapar-se-me por entre os dedos...
Que espécie de dependência sofro eu neste momento?
Dois caminhos me surgem a frente:
Sacudo-me dos grilhões que ameaçam estrangular-me, desço a montanha e ficarei para sempre na duvida do que poderia ter acontecido...
Cedo à tentação enorme de me deixar possuir por algo maior que eu, dou mais um passo e corro o risco de nunca mais ser eu outra vez...

16 Comments:

At 3:01 da tarde, Blogger Tânia Duarte said...

Enquanto houver novidades e coisas para serem descobertas a vontade de nao as deixar vai prolongar-se até ao dia em que já nada é novo.
Aí o entusiasmo acaba e tudo volta ao que era.
Mas se estás deslumbrado com a montanha acho que deves aproveitar enquanto ainda consegues estar nela, porque um dia de verdade, podes acordar e ela, na realidade, ter desaparecido.

Mas gostei da descrição, até a mim me dava vontade de ter assim um sitio. Mas nao posso, nem quero...

 
At 3:10 da tarde, Blogger CatMan said...

Pois... Quanto mais me deixo envolver na tenra harmonia da montanha, quanto mais abraço a sua natureza fresca... mais me perco por ela...
Começo mesmo a temer que um dia acorde e a montanha tenha desaparecido... É esse temor que me impele a não aproveitar a fundo... pois quanto mais me apegar a montanha, mais difícil será caminhar com ela pelas costas...

 
At 3:15 da tarde, Blogger Tânia Duarte said...

Mas se te estás a envolver é porque te está a saber bem ou porque é novidade?
Se for por ser novidade então vais largar mais tarde ou mais cedo. Mas se é porque te sentes bem acho que deves lutar para que seja só a tua, a montanha. E se ela for mesmo a tua montanha, nao vai desaparecer assim sem mais nem menos.
Tens de descobrir aquilo que a mintanha significa para ti para a podeeres aproveitar bem, sem medo que um dia ela se vá...

 
At 12:55 da manhã, Blogger Tânia Duarte said...

Percebi que alguma coisa mudou em relação á montanha.
Percebi que queres subir essa montanha e desfrutar o que ela tem para oferecer.
Mas tambem percebi que existe algum receio. Contudo, aquilo que te posso dizer, e que já te disse, é que se nao tentares nunca saberás se tens hipotese de chegar ao cima da montanha.
Mesmo que encontres obstáculos não desistas á primeira.
Entretanto, disfruta o caminho que percorres, já que é um caminho que te faz feliz e que te faz sorrir.
E tal como tu memso disseste se for preciso 'monta lá acampamento'. :P LOOL 

Um dia vou querer conhecer essa montanha ;)

beijos*
(e não sei como vais sobreviver sem mim! LOOL)

 
At 7:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

terá sido so impressão minha....ou a montanha será uma senhora que te cativou ate ás entranhas?

se assim for......disfruta da montanha enquanto a tens perto! se um dia o mosquete se soltar e vieres cá parar a baixo,nao te preocupes.do chão nao passas ;)*

 
At 9:33 da tarde, Blogger CatMan said...

lool
Que consolo.. do chão não passo :)
Nunca fui de desistir e esta não será a primeira vez... mas estou a subir para muito alto...
E dizem que quanto mais alto se sobe... maior é a queda...
Quem dera que desta feita não tenha de cair... :P

 
At 10:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esperemos que nao!!

eu espero mesmo que nao....mas se saberes que do chao nao passas nao te consola,pensa que os gatoes caem sempre de pé ;)

 
At 12:42 da tarde, Blogger Tânia Duarte said...

Aqui temos um alpinista de sucesso. Afinal, quer-me parecer que não foi assim tão difícil caminhar sobre a montanha. Apesar das vertigens, saíste-te lindamente :D
Agora é só continuar (e como tu me disseste "não olhes para baixo)
Só posso então dizer que a partir de agora vejas o sol a brilhar muitas vezes (sem esquecer que chuva, ás vezes, também é preciso)

Desfruta da tua montanha que estás a conquistar de dia-para-dia com um grande sucesso :P

beijos*

 
At 2:23 da tarde, Blogger CatMan said...

Nunca disse que era difícil caminhar sobre essa montanha... antes pelo contrário... sempre disse que a montanha é fantástica e que estou a adorar subi-la...
As vertigens foi mesmo por estar a gostar de mais... (se é que isso é possível) :D

 
At 2:36 da tarde, Blogger Tânia Duarte said...

LOOOL

mas espero que tenhas perdido o medo dessas vertigens!
Acho que já deu para ver que nao precisas de ter vertigens! :D

 
At 2:47 da tarde, Blogger CatMan said...

Sim isso já é coisa do passado :D

 
At 2:51 da tarde, Blogger Tânia Duarte said...

PASSADO...muito bem dito!
agora é viver o PRESENTE!

 
At 3:02 da tarde, Blogger CatMan said...

100% a favor :D

 
At 3:04 da tarde, Blogger Tânia Duarte said...

és cá dos meus! :D

 
At 3:19 da manhã, Blogger Sininho said...

sabes o sol nem sempre brilha...mas vai existir sempre 1 novo dia em que podes tornar tudo possível...só depende de ti, vai e sê feliz!
bjs mano gmdt

 
At 7:35 da tarde, Blogger Tânia Duarte said...

ADORO SER A TUA MONTANHA... :D
E ADORO QUE TU SEJAS O MEU ALPINISTA

ADORO-TE :D

 

Enviar um comentário

<< Home